


Flora e Vegetação do concelho de Benavente

Plantação de carvalho-cerquinho no concelho de Benavente
Em Abril de 2013, foi proposto junto à Câmara Municipal de Benavente um projeto de valorização ambiental, cujo principal objetivo é a plantação de carvalho-cerquinho (Quercus broteroi (Cout.) Rivas Mart. & C. Sáenz), através da recolha de bolotas no próprio concelho.
O interese desta ação, prende-se com a fraca presença e regeneração deste carvalho a nível local, já que, a sua área de ocorrência natural seria bem mais alargada. Por outro lado, vários foram os momentos da história de Portugal em que se verificou uma significativa redução da área de ocorrência deste carvalho. Entre eles, destaque-se o século XV, cujo aproveitamento da lenha e carvão, bem como, da posterior expansão do setor naval, contribuiram para o corte de grande parte dos carvalhos existentes. Neste sentido, este projeto, para além dos benifícios ambientais, nomeadamente, no incremento da biodiversidade, tem também um carácter ludico-histórico, contribuindo assim, para a valorização do património vegetal e identidade cultural.
Saliente-se ainda, que os poucos indivíduos desta espécie encontrados no concelho de Benavente, apresentam uma elevada variabilidade genética, com introgressão de vários outros carvalhos, nomeadamente Quercus robur subsp. estremadurensis, Quercus faginea subsp. alpestris, Quercus pyrenaica e de Quercus canariensis.
Neste sentido, nos meses de outubro e novembro do mesmo ano, foram recolhidas bolotas deste carvalho e entregues num viveiro especializado em plantas autóctones (viveiros da Sigmetum, em Lisboa). Durante a primavera de 2014, o sucesso de germinação das bolotas foi elevado e contaram-se aproximadamente 250 plantas jovens de carvalhos disponiveis para plantar.
A plantação deverá ter ocorrer durante o outono de 2014.





